Na última quarta-feira, 24, a Universidade Federal do Piauí ganhou mais um prédio acadêmico. O curso de Moda e Estilismo recebeu com muito entusiasmo o moderno espaço equipado com salas de aula, laboratórios e ateliês.

O evento iniciou com o desenlace da fita inaugural, feita pelo Magnífico Reitor, Luiz de Sousa Santos Júnior, que seguiu com a primeira visita às instalações, conduzida pela coordenadora do curso, Iara Braga. Na oportunidade, houve também um desfile categórico: peças desenvolvidas pelos próprios alunos.

A nova estrutura compõe além dos espaços de aprendizagem, um anfiteatro, que passa a ser utilizado como espaço cultural e para eventos relacionados ao curso. Essa preocupação se deu pela existência de Moda e Estilismo há dois anos da Federal. Até a data da inauguração os alunos assistiam aula em outros departamentos da universidade.

Segundo o reitor, como a UFPI fará, em 2011, 40 anos de existência, a preocupação em finalizar ciclos de projetos com celeridade aumenta. “A UFPI era o ‘patinho feio’ dos sistemas federais, mas hoje temos bons indicadores, quase 20 mil alunos presenciais e 6 mil no ensino à distância”, comenta.

MEDIDAS – O novo edifício do curso de Moda e Estilismo teve um investimento financeiro total de R$ 4.792.632,09 (informações constantes no cerimonial). Possui 6 salas de aula, 2 laboratórios (um de costura e outro de modelagem), um anfiteatro (espaço aberto) de 40,00m² – tudo distribuído em 2 andares.



Profª. Zozilena fala do Curso de Moda e de projetos futuros para a UFPI.

ENTREVISTA – A criadora do projeto que trouxe o curso de Moda e Estilismo para a UFPI, Profª. Drª. Zozilena de Fátima (coordenadora de Ação Comunitária e Cultural), concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Vooz sobre o assunto.
Perguntada sobre como surgiu a idéia do projeto do curso, ela diz: “O sonho que eu tive foi de ver o Piauí lançar o curso de moda na UFPI. Por que? Porque nós temos uma vocação muito grande para a moda. Independente de qualquer coisa a moda está acontecendo fora os muros da universidade. No espaço da academia ela vai adquirir um outro patamar de significação, exatamente, porque ela vai ser aliada à pesquisa. Nessa abertura mesmo nós vimos um desfile temático. Por aí a gente já vê qual vai ser a tônica desse curso. O Piauí só ganha, e penso também que não deve ficar só no curso de moda. Nós estamos ainda num grande caminhar”.

Depois, a professora falou um pouco sobre alguns projetos futuros: “A criação do curso de dança, que nós já estamos começando a trabalhar com um caminhar, digamos assim de fora para dentro da universidade. O curso de dança, eu to fazendo um caminho contrário, eu to pegando os artistas, dançarinos, coreógrafos do Piauí e de fora. E também já estamos articulando o outro que é o curso de Teatro. Estou contando com a participação de uma artista, e de uma diretora, criadora, dramaturga que é uma professora da Alemanha que eu ainda não vou dizer o nome, porque assim eu vou deixar em suspense”, brinca. Finalizando, diz que, depois, possivelmente fará um projeto para o curso de Cinema.



Novembro de 2010.
Matéria veiculada no Portal Vooz.

0 comentários:

top