AACAM realiza dois campeonatos por ano. Neste domingo, 25, será o primeiro de 2010.


A Associação Atlética Caxiense de Artes Marciais (AACAM), realizará no próximo domingo, 25, um Campeonato de Artes Marciais em Caxias. O sensei Cícero, professor e proprietário da AACAM, informa que o campeonato acontece, com entrada gratuita, no horário de 8h às 14h, no Ginásio João Castelo.

O sensei, como é chamado o mestre nas artes marciais, acumula 27 anos de experiência profissional educando os caxienses. Ele conta que sua academia já funcionou sem registro por um período – antes pertencida a um amigo – mas atualmente funciona devidamente registrada e afiliada nas Federações Maranhense e Brasileira de Artes Marciais, há cerca de 6 anos.

A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua raiz é vinculada ao deus da guerra greco-romano, Marte. Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes ensinadas pelo deus Marte aos homens.

Sensei Cícero e Jeilson, aluno da AACAM


Segundo o sensei Cícero, as artes marciais seria uma modalidade de esporte que só pode trazer saúde e prosperidade ao ser humano, nunca violência, como diversas pessoas pensam. “Toda pessoa traz uma pessoa boa e uma ruim dentro da gente, então procuramos buscar a pessoa boa, não a ruim. Em benefício da saúde, não da violência”, comenta.

A especialidade da AACAM é o Karatê, uma das tipologias das artes marciais, mas no município, o sensei comenta que existe também academia de jiu-jitsu e vários grupos de capoeira, representando essa arte-esporte, que, inclusive, não estão restritos apenas para adolescentes: “Eu trabalho aqui com criança, adolescente e adulto. O que eu falo pra criança eu falo pra adulto, e o que eu falo pra adulto eu falo pra criança”, explica o sensei Cícero.

As aulas ocorrem nos três turnos: manhã (de 9h às 11h), tarde (das 18h às 20h, período mais movimentado) e noite (das 20h às 21:30h, porém indicado mais para os adultos por causa do tardar da noite).

O Karatê tem toda uma filosofia de obediência do início até o final, além de instigar a coragem, a auto-estima da pessoa. Os alunos são a partir dos 5 anos de idade e não tem idade máxima. O público feminino é atuante, segundo o sensei, são 25 alunos, sendo que 8 representam o público feminino.

“Tenho 35 anos de idade, comecei há pouco mais de um mês. Estou sentindo um pouco de dificuldade na questão de resistência dos ossos pelo fato de começar tarde, mas essa resistência, com o decorrer do tempo, vai aumentando e já estou vendo uma melhora de vida na saúde”, diz Jeilson, servidor público e aluno da AACAM.

O sensei manda um recado para a sociedade: “Eu gostaria que os pais se interessassem mais em trazer as crianças, e os adolescentes, e também, deixo desde já uma mensagem, que os pais e os adultos se interessem mais pelo esporte porque é bom, principalmente desde criança, porque quando chegar na fase adulta os ossos vão continuar fortes”.

Ele diz, ainda que a AACAM realiza dois campeonatos por ano. Portanto, neste domingo, 25, será o primeiro de 2010. Para maiores informações, a sede da AACAM fica localizada na Rua Antônio Pereira Neto, nº 1067, Centro. Telefone para contato: (99) 8844-5100.


Abril de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.

0 comentários:

top