Um dia desses estive conversando com um amigo sobre os desenhos de hoje. O “Ben 10”, por exemplo, meu irmãozinho de 7 anos é um dos seus maiores fãs (acredito), e em todo lugar podemos ver toalhas, mochilas, chinelos, chaveiros, brinquedos, tudo com esse desenho animado.
Perguntei ao meu amigo o porquê de tanto alarde por ele. No meu tempo era “Dragon Ball” – e eu achava muito mais instigante. Ele me disse que é por causa dos tempos que mudam: nossos pais, por exemplo, consideravam Dragon Ball qualquer coisa menor comparando com os desenhos (na verdade histórias em quadrinhos) do tempo deles.
É verdade, os tempos mudam. Mas é bom ver que ainda tem gente querendo preservar o que já passou. Um bom modelo disto foi o evento que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de julho, o I Encontro da Velha Guarda de Caxias, que reuniu vários caxienses amigos de todos os lugares do Brasil, que há décadas não se viam.
O passado se misturou ao presente, e o presente far-se-á futuro ainda, pois já está programado um evento seguinte daqui a dois anos.
Vejo que os jovens, atualmente, não prezam tanto pela conservação. Tudo é muito rápido, muito instantâneo. Os colegas não conhecem mais os outros colegas de turma, sabem somente superficialmente o mínimo de cada um – e muitas vezes nem dos nomes se lembram ao sair da escola. Nos tempos dos meus pais e tios, os colegas se preocupavam com cada um, se conheciam, sabiam dos pais, dos irmãos, da família.
Numa roda de conversa com parentes que se hospedaram em minha casa para o encontro da velha guarda, fui percebendo quantos valores de anteriormente foram se perdendo com a rapidez das novas tecnologias. Professores que passavam anos educando gerações de alunos, hoje em dia passam 2 ou 3 anos na sala de aula, depois são transferidos para outra escola, e após, para mais outra, e assim, sucessivamente. Não há mais tempo para aquele apego ao porteiro do cinema, ou àquele pastel da esquina, porque até isso muda rápido.
Temos que ser perseverantes em lembrar do que fomos, mesmo com tudo mudando tão rápido. O presente é para ser guardado e não simplesmente passado em vão, sem memórias, sem pontos de recordação. “O que fomos” é o que desenvolve “o que seremos”, e é o que nos dá aporte para tanto.


Julho de 2010.
Texto opinativo veiculado no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.

A caravana liderada por Caxias contou com a presença de representantes do Projovem Urbano, Viva Meu Primeiro Emprego e CEJUCAS.


Ocorreu na quinta-feira, 24, em São Luís, o evento de oficialização da candidatura de Roseana Sarney ao governo do estado. Várias representações juvenis provindas de diversas cidades do interior do Maranhão estiveram presentes na convenção partidária. A caravana liderada por Caxias contou com a presença de representantes do Projovem Urbano, Viva Meu Primeiro Emprego e CEJUCAS (Central de Juventude de Caxias, Aldeias Altas, e São João do Sóter).

A juventude caxiense mostrou grande apoio à reeleição de Roseana. Com estrondosos “gritos de guerra”, puxaram vivacidade à adesão: "E vai tremer, você vai ver, que a juventude é do PMDB!"; e "A juventude não se engana, governadora é Roseana!".

Em apoio estiveram diversas cidades do Maranhão. O vereador do município de  Pio XII, Assis Filho, comenta que “eu acredito que a juventude hoje reunida e todos os seguimentos sociais das mais diversas regiões do estado se reúne como uma demonstração de que a governadora, em pouco mais de um ano de governo, tem feito um trabalho voltado de fato para a juventude, implantado programas e ações, e a juventude hoje quer mostrar sua gratidão e reconhecimento”.

O evento ocorreu num ginásio de esportes no bairro Calhau. A convenção, além de oficializar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) para reeleição ao governo do estado do Maranhão, homologou as candidaturas de Washington Luiz Oliveira (PT) para vice-governador, e do ex-ministro Edison Lobão (PMDB) e do vice-governador João Alberto (PMDB), ao Senado.

No espaço, a cantora Alcione (ícone da música maranhense no Brasil) fez a abertura do evento cantando o Hino do Maranhão. Estiveram presentes também no sufrágio, o marido de Roseana, Jorge Murad, e seu pai, Senador José Sarney, entre vários companheiros partidários de sua coligação, somando 16 partidos.

Mais um destaque da solenidade, o ex-Secretário de Juventude e Esporte do Estado, Roberto Costa (PMDB), lançou sua pré-candidatura a deputado estadual. “Nunca tivemos uma oportunidade tão grande de apoio político aos nossos anseios de juventude como estamos tendo hoje, por isso vamos chamar mesmo a atenção e dizer que Caxias retribui com o apoio a Roseana e a Roberto Rocha”, enfatiza sobre o assunto a professora Rosiléa Cutrim, coordenadora dos programas Projovem Urbano e Viva Meu Primeiro Emprego de Caxias.


Julho de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.

Os poucos estabelecimentos que apresentam rampas não se preocupam com a parte interna.


A acessibilidade no município de Caxias é um grande problema. Os moradores portadores de deficiência, principalmente a física, vem sofrendo com a falta de acessos. Eles se deparam frequentemente com portas estreitas, degraus, rampas mal feitas, calçadas, entre outros problemas.

Conforme a Lei Federal 10.048/2000, art. 4º, todos os logradouros e sanitários públicos, bem como edifícios de uso público tem por obrigação proporcionar facilidade de acesso a portadores de deficiência física. Entretanto, os órgãos públicos e privados do município não estão se adaptando às necessidades desse grupo.

Na cidade, existe um órgão que foi criado com o objetivo de minimizar essas dificuldades, a ADEFIC (Associação dos Deficientes Físicos de Caxias). “Somente alguns locais, construídos recentemente, estão adaptados para atender às necessidades dos deficientes. Delegacia, Igrejas, Escolas, Correios, Fórum e Cemitérios são alguns exemplos de locais públicos que não dão oportunidade de acesso facilitado aos cadeirantes”, comenta Paulo Carneiro, presidente da ADEFIC.


Em muitos países da Europa e nos EUA já se desenvolvem políticas para acessibilidade voltados à todo o tipo de indivíduo seja ele com deficiências físicas ou algum problema derivado da falta de conhecimentos. O Brasil também tem projetos voltados para a acessibilidade trabalhados em cima de leis. A dificuldade está na aplicação destas.


Paulo enfatiza que os locais onde apresentam rampas não se preocupam com o interior do estabelecimento. “Em hospitais, por exemplo, o cadeirante só encontra facilidade para entrar em algumas unidades, mas em caso de internação, não é possível encontrar um leito exclusivo”, finaliza.

ADEFIC – O órgão existe na cidade desde 2006. Atualmente 400 associados lutam para garantir seus direitos dentro da sociedade. A ADEFIC busca, também, sede própria, pois funciona provisoriamente no prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.

MAIS – Portadores de deficiência auditiva compareceram à sessão ordinária da Câmara dos Vereadores nesta quarta-feira, 16, para pedir apoio do legislativo num projeto de inclusão educacional do grupo. A proposta visa assegurar atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência auditiva nas escolas regulares do município.


Junho de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
Especialistas, como o advogado Carlos Eduardo Lula, por exemplo, empolgaram operadores e estudantes de Direito.

  
O I Seminário de Direito Eleitoral, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Caxias, aconteceu nos dias 10 e 11 de junho. Realizado no Auditório da Facema, foram abordadas discussões referentes à eleições, com temática principal “Eleições 2010: a advocacia em eleições gerais e a reforma da lei eleitoral”.

Mario Macieira, presidente da OAB/MA iniciou o evento preferindo uma palestra com o tema “A sociedade civil e o processo de controle de seus representantes”. O processo eleitoral brasileiro foi discutido durante toda a noite.

Por conta do ano eleitoral, o tema é dos mais pertinentes e o presidente da Subsecional, James Lobo, apostou na realização deste evento gratuito e de alta qualidade.

O seminário reuniu representantes da OAB/MA, entre eles o atual presidente, Mário Macieira, e o Presidente do Instituto Maranhense de Direito Eleitoral, Flávio Braga. Especialistas, como o advogado Carlos Eduardo Lula, por exemplo, empolgaram operadores e estudantes de Direito. Participaram profissionais da área, representantes políticos municipais e acadêmicos de Direito da FAI.

Segundo o portal do jornalista Ricardo Marques, no discurso de abertura do seminário, Mário Macieira, teria ratificado o compromisso assumido em campanha, de construir a sede da Subsecional de Caxias.

O evento teve encerramento na manhã da sexta-feira, dia 11 e contou com cerca de 300 pessoas presentes. A palestra “Ficha Limpa ou Ficha suja?”, ministrada pelo ex-Diretor da ESA OAB/MA e advogado, João Batista Ericeira, finalizou o seminário.


Junho de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
A Mais Gráfica adquire novas máquinas aumentando sua produtividade. Podem ser rodadas até 24 mil impressões por hora.


Uma das mais conceituadas empresas do ramo gráfico na região dos cocais, a Mais Gráfica e Editora, está trazendo novidades para o seu parque gráfico. A aquisição de quatro novas máquinas beneficia não somente a firma, como também o mercado específico no município, oferecendo novas possibilidades de impressão.

Segundo o proprietário da empresa, Carlos Maurício Queiroz, o resultado desse bom reconhecimento é fruto de muito trabalho, disciplina e dedicação. “Principalmente pelo esforço do corpo de funcionários, a gráfica tem alcançado um bom patamar na região e a aquisição dessas novas máquinas decorre de seu desenvolvimento”, comenta o empresário.

Com um quadro de 15 funcionários, a Mais Gráfica oferece serviços dos mais variados, como: gráfica rápida, fotolito (até o formato 2), panfletos, cartazes, ingressos e até impressão de livros e revistas – os dois últimos, serviços raros na cidade.

Para melhorar o parque gráfico foram adquiridas novas máquinas que operam serviços de emplastificação, corte e vinco, laminação e grampo, e uma impressora alemã com capacidade para rodar até 24 mil impressões por hora. “De tecnologia alemã, os equipamentos são top de linha do mercado”, diz Tenório Castanha, Diretor Comercial.

De acordo com Maurício Queiroz, o investimento gera benefícios para clientes no sentido de poder proporcionar serviços de mais qualidade e rapidez.

MAIS – Além de todos os trabalhos de impressão, a gráfica possui um dos jornais impressos mais lidos da região (Jornal Folha do Leste), e ainda imprime outros periódicos das cidades circunvizinhas.


Junho de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
“Os dois se combinaram para fazer o assalto da moto, mas não tinham uma vítima premeditada”, diz delegada do 1º DP.

  
Com da morte do mototaxista José Francisco da Conceição, vítima de um brutal latrocínio, a Polícia Civil vem investigando o caso desde o mês de abril. Mas no final da tarde da terça-feira, 25, foram detidos Jailson José Silva Maciel e Paulo Douglas Ferreira dos Santos, este conhecido como “Jacó”. Os homens tiveram mandados de prisão expedidos pelo juiz da 2ª Vara, Dr. Clésio Coelho Cunha.

“O juiz da 2ª Vara decretou e a gente conseguiu fazer a captura dos dois, que estavam em suas residências na hora da prisão”, comenta Dra. Nayara Chaves, Delegada do 1º DP de Caxias.

Jailson José confessou a autoria do crime à polícia e também confirmou que houve participação de Paulo Douglas (Jacó). Em seu depoimento, ele declarou que não tinha intenção de matar o mototaxista, mas o fez devido a vítima ter reagido logo que recebeu voz de assalto.

Sobre o caso, a delegada explica: “Os dois se combinaram para fazer o assalto da moto, mas não tinham uma vítima premeditada. Um pegou o mototaxista, pegou para fazer uma corrida, e o outro ficou na estrada esperando. Na ocasião do assalto, o mototaxista reagiu. Foi o momento em que ‘Jacó’ teria dado as facadas até a morte de José Francisco”.

De acordo com a delegada, Jailson e “Jacó” não tem passagem pela polícia. Sem mais nenhum suspeito, para a Polícia Civil, o caso está encerrado. “Provavelmente já estamos com ele elucidado, com o indiciamento do Jacó e do Jailson”, finaliza Dra. Nayara Chaves.

O CRIME – José Francisco da Conceição, de 54 anos, foi assassinado na madrugada do dia 24 de abril, no bairro Fumo Verde – após o evento, ainda teve a moto roubada. Os assassinos atingiram a garganta da vítima e ainda aplicaram facadas no lado esquerdo do corpo, chegando a atingir um rim.

SOLIDARIEDADE – Agentes Comunitários de Saúde de Caxias se sensibilizaram com a situação de dona Maria Raimunda, viúva do mototaxista José Francisco, e resolveram fazer uma campanha solidária para arrecadação de alimentos à família da dona-de-casa. Algumas roupas para os filhos da viúva e 11 cestas básicas foram entregues pelos agentes.


Junho de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
Segundo a coordenadora da unidade fixa, Simone Sousa, o projeto está em processo de licitação.


O prédio do antigo mercado da Cohab, de Caxias, deverá passar por reformas nas próximas semanas. No imóvel, abandonado há vários anos, está prevista a implantação da primeira unidade fixa do Viva Cidadão no município. Durante esse período de espera, uma unidade móvel já está prestando serviços à comunidade.

De acordo com informações do jornal O Estado, nas próximas semanas deverá começar a reforma do mercado do bairro Cohab. Há vários anos o espaço ficou sem utilização, e com esse novo empreendimento, será recuperado. Benefícios para o prédio e para a região, pois possibilitará restauração e maior fluxo pelas cercanias.

No momento, uma unidade móvel encontra-se instalada por trás do antigo mercado para atender a população enquanto a construção não se inicia. Segundo Simone Sousa, coordenadora da futura unidade fixa, a implantação dessa unidade móvel é propícia para que a população já comece a adquirir o hábito de buscar no local os serviços sociais oferecidos pelo Viva Cidadão.

“No momento nós só vamos continuar aqui até que seja inaugurada a nova unidade de Caxias. A unidade está funcionando apenas com três serviços, que é emissão de identidade, carteira de trabalho e CPF (somente primeira via). Na oportunidade que a unidade móvel está aqui os servidores que irão prestar serviço no posto fixo, estão fazendo treinamento”, comenta a coordenadora.

A coordenadora informa que o projeto está em processo de licitação, mas que já foi aprovado. O prazo provável para a finalização da instalação é com o resultado completado, isto é, com o processo licenciado. Até o fim do ano o Viva Cidadão deverá estar funcionando.

Atendimentos – Para a sede fixa do Viva Cidadão estão previstos, ainda, atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), da Superintendência do Procon, da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), da Secretaria de Fazenda e um telecentro.


Maio de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.

A cervejaria da Schincariol, inaugurada há oito anos em solo caxiense (2002), desde a sua implantação vem representando um grande acréscimo no desenvolvimento e geração de empregos na Região dos Cocais (especialmente para o município de Caxias). Este ano, o Governo do Estado assinou um contrato de ampliação.

Na quinta-feira, 13, Roseana Sarney participou de um encontro com representantes da cervejaria na própria unidade industrial da Schincariol. A governadora do estado conheceu as instalações acompanhada por Adriano Schincariol, presidente do grupo. Em seguida, houve uma coletiva, em que o presidente apresentou informações que demonstravam o quadro de participação no desenvolvimento que a empresa tem alcançado na região.

O Grupo Schincariol pretende fazer o investimento do montante de R$ 120 milhões na ampliação da cervejaria instalada em Caxias até 2014, para tanto, a governadora Roseana e o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, assinaram a renovação do programa de incentivo fiscal celebrado em 2002 com o grupo – quando da instalação da fábrica.

O investimento será aplicado em duas etapas. Na primeira, que ocorre ainda este ano, a empresa aplicará R$ 52 milhões para incluir outras linhas de produção (cerveja, água mineral, refrigerante e demais produtos industrializados no Maranhão). A segunda etapa terá início até 2014, com aplicação de R$ 68 milhões.

O momento solene contou, ainda, com a presença do senador Edison Lobão Filho e de demais funcionários indústria. “Roseana é a nossa madrinha. Nosso empreendimento só foi possível graças ao apoio do governo, dos distribuidores, dos empresários e dos nossos funcionários”, comenta Adriano Schincariol.

Ainda durante o encontro, a governadora lembrou-se da articulação que a deputada estadual Márcia Marinho fez para que o projeto de construção da cervejaria fosse realmente concretizado, levando Caxias a ser inclusa no rol de desenvolvimento industrial do Brasil. “A Sra. deputada estadual Márcia Marinho, com quem tive  a oportunidade anos atrás de  lutar por esse empreendimento aqui nessa cidade”, destaca Roseana Sarney.

Emprego e renda – O presidente do grupo, Adriano Schincariol, anunciou que o número de empregos diretos aumentará para cerca de 600 e o estimado para empregos indiretos gerados a partir da nova conquista é que chegue a 3 mil, destacando uma ampliação de 34% – entre indiretos e terceirizados.
Sobre o beneficiamento que a empresa representa para estado e município, Roseana finaliza: “Representa mais emprego, mais renda e uma situação melhor para as pessoas daqui (do estado), para o município também, enfim, é uma fábrica que tem uma expressão nacional e aqui no Maranhão ela está investindo e, inclusive, para fazer exportação”.


Maio de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.

A governadora Roseana Sarney esteve na Região dos Cocais nos dias 12, 13 e 14 para fazer vistoria e lançamento de programas que envolvem o governo do estado e cidades. Antes de chegar a Caxias, Roseana foi ao município de Aldeias Altas e fez a entrega de 33 quilômetros de asfaltamento da MA-349, que permite acesso do município a Caxias (investimento de R$ 5,8 milhões, que estava previsto no programa Viva Infraestrutura).

Em Caxias, na quinta-feira 13, a governadora fez visita à sede da prefeitura, à fábrica Schincariol, ao CETECMA, à residência da deputada Márcia Marinho e finalizou numa recepção realizada pelo empresário Hélio Queiroz. Na mesma data, ainda houve inauguração do programa Leite é Vida.

Iniciando a maratona de visitações em prol do Maranhão, Roseana Sarney foi à prefeitura municipal, sendo recepcionada pelo prefeito Humberto Coutinho. Na pauta de discussões estavam assuntos que envolvem principais demandas do município. “Relatamos à governadora a atual situação de Caxias, principalmente na área de saúde, e ela determinou ao secretário da pasta que unisse esforços para, juntos, encontrarmos soluções”, são palavras do governante caxiense.

Na sede da Schincariol, em Caxias, o Governo do Estado assinou a renovação do programa de incentivo fiscal acordado em 2002, o que celebra a ampliação da fábrica. Logo, a governadora visitou as dependências do Centro Estadual de Ensino Tecnológico (CETECMA) e participou de uma aula de motivação profissional dos 150 bolsistas do programa Viva Meu Primeiro Emprego. Sua recepção foi das mais calorosas, na qual os próprios estudantes mostravam toda a sua satisfação pelo engajamento da líder do governo na causa pela juventude.

Durante a noite, após uma visita à residência da deputada Márcia Marinho, houve um jantar de recepção à governadora na casa do empresário Hélio Queiroz, onde ocorreram audiências com líderes políticos da região dos cocais, entre eles a própria deputada Márcia Marinho. Sobre a maratona, Roseana comenta: “Viemos verificar como estão os programas (Viva Luz, Viva Água, Viva Meu Primeiro Emprego e Viva Minha Casa) que o governo tem implantado em Caxias”.

Lideranças – Segundo informações do jornal O Estado, segue a lista das lideranças políticas que acompanharam a governadora: Prefeitos da Região dos Cocais, entre eles o de Gonçalves Dias, Vadilson Dias; de Parnarama, Raimundinho Silveira; de Afonso Cunha, José Leone Pinho; e de Duque Bacelar, Flávio Furtado. Integraram, ainda, à comitiva do governo os secretários Souza Neto (Esportes e Juventude), Filuca Mendes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Hildo Rocha (Coordenação Política e Articulação com os Municípios), Fernando Leal (Infraestrutura), Sérgio Macedo (Comunicação Social), Luis Alfredo Guterres Netto (Saúde) e José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), além do deputado federal Washington Luís Oliveira e de lideranças políticas e comunitárias.




Maio de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
Registrado o 12º assassinato do ano em Caxias: a vítima morava no povoado Jabuti, na zona rural do município.


No município de Caxias vem ocorrendo muitos casos de homicídios e, não somente pelo número de ocorrências, mas também devido à brutalidade com que tem sido aplicados, a situação vem deixando a população caxiense assustada.

Um dos mais conhecidos, por exemplo, o do mototaxista José Francisco da Conceição – segundo informações da polícia – um homem, até hoje não identificado, teria pedido os serviços do mototaxista para uma corrida na madrugada do dia 24 de abril, com destino ao povoado Fumo Verde. Em certo local da estrada, o homem anunciou o assalto. O crime aconteceu por volta das 2h. A brutalidade se faz porque, mesmo após Francisco ter entregado sua moto, ele foi assassinado a golpes de facão, atingindo o lado esquerdo do rim e, ainda, foi degolado.

A moto (Yamaha, cor vermelha) de propriedade do mototaxista José Francisco chegou a ser recuperada pela família. Estranhamente o veículo foi encontrado abandonado em um restaurante, no bairro Pampulha, com a chave ainda na ignição e o capacete da vítima.

A família do mototaxista foi avisada e o veículo recolhido pela Polícia Militar e devolvida à viúva, dona Maria Raimunda. “Quando a Mariela veio da churrascaria do Mosquito, de manhã, chegou uma pessoa dizendo pra gente reconhecer a moto, pra ver se era nossa. Então, levaram pra polícia e mandaram chamar o meu filho. Depois ele foi e disse que era mesmo nossa. Na delegacia liberaram a moto pra ele”, explica a viúva.

A motocicleta, com apenas 3 meses de uso, estava sem os retrovisores, sem placa e com vários arranhões. Das 48 prestações parceladas para compra da moto, seu José tinha pagado apenas 3, mesmo assim, para dona Maria Raimunda, a recuperação do veículo é motivo de alívio: “Grande demais, inclusive eu mandei meu filho no banco, e lá disseram que só recebia a moto quando tiver com 120 dias de atraso, aí não recebi porque não tem atraso ainda”, comenta.

Desde o assassinato do esposo, ocorrido no dia 24 de abril, vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), dona Maria Raimunda está se mantendo com os 14 filhos através da ajuda de populares e faz um apelo.

“Quem eu tinha pra cuidar dos meus filhos hoje eu não tenho mais, hoje eu tenho que ser o pai e a mãe em todos os assuntos do mundo. As ajudas das pessoas que tiverem bom coração que quiser ajudar eu agradeço muito. Toda ajuda é bem vinda, toda ajuda que trouxerem pra mim é bem vinda”, conclui.

CASO NO CANGALHEIRO – Na tarde da quarta-feira, 28 de abril, um homem identificado como Fábio Enos de Sousa foi localizado num matagal da Rua da Pólvora, no bairro Cangalheiro, por uma criança enquanto brincava nas imediações do terreno. O corpo estava abandonado e em avançado estado de decomposição. Segundo as informações da Polícia Militar, a vítima foi executada com vários tiros de revólver. Fábio Enos, conhecido também por Guariba, já tinha passagem pela polícia, chegando a passar quatro anos em Pedrinhas.
HOMICÍDIO NA VOLTA REDONDA – Outro assassinato aconteceu nas proximidades de um clube de festas no bairro Volta Redonda, a vítima conhecida como “Tita” foi morta a queima-roupas por dois homens desconhecidos que pilotavam uma motocicleta preta. O homicídio aconteceu em menos de uma semana desde o assassinato de Fábio Enos de Sousa.

LATROCÍNIO NA ZONA RURAL - Registrado durante a manhã da última quinta-feira, 6, o 12º assassinato do ano em Caxias. A vítima é a senhora Maria do Rosário Sobral, de 59 anos, que morava no povoado Jabuti, na Zona Rural de Caxias. O crime chocou a população do povoado.

O assassinato aconteceu no comércio que ela mantinha dentro de casa. O suspeito já foi preso e confessou o crime. Antônio Francisco Matos da Silva, de 21 anos, abordou a idosa, às 5h, e praticou o assassinato com três facadas (duas facadas nas costas e uma no pescoço).
Em depoimento, no 1º DP, ele mesmo declarou já conhecer a senhora e que estava planejando ir à uma festa no final de semana. Por não ter dinheiro para isso foi à casa da vítima, chegando a roubar 100 reais– o que caracteriza latrocínio. O agressor foi levado para o 1º DP e, em seguida, para o CCPJ.


Maio de 2010.
Matéria veiculada no Jorna Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
No início da semana uma convocação assinada pelo padre Sebastião Francisco sobre recadastramento de túmulos foi lida na Câmara e causou falatórios.


Na segunda-feira, 5, um fato deu lenha a discussões pela cidade: a taxa cobrada pela Igreja Católica, em Caxias, para manutenção dos túmulos de cemitérios do município. Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Caxias, da referida data, o vereador Catulé leu uma convocação assinada pelo padre Sebastião Francisco Pereira, da paróquia de São Benedito.

O documento convoca proprietários de túmulos do Cemitério de São Benedito a fazerem o recadastramento no qual é cobrada a quantia de 40 reais. A convocação diz ainda que, caso em 90 dias o recadastramento não seja feito, a família perde a propriedade do túmulo.

Catulé afirmou que a lei orgânica municipal é clara quanto à administração dos cemitérios. Nas disposições finais, o artigo 149 prevê que os cemitérios são públicos e administrados pela autoridade pública, isto é, pelo município.

Em contraposição, o vereador Leonardo Barata que representa a Igreja Católica na Câmara, afirmou realizar uma investigação do fato. Durante as discussões sobre a exigência da Igreja quanto ao cemitério, o vereador Antonio Ximenes anunciou o artigo 164 da Constituição Municipal, que trata do assunto, e comunicou que taxas não devem ser cobradas, já que os cemitérios pertencem ao poder público.

Na segunda reunião, ocorrida na quarta-feira, 7, o caso foi levado à tribuna pelo vereador Catulé, quando da defesa da legislação referente aos cemitérios. Mas foi comentado que, embora haja a Lei, as paróquias sempre cuidaram dos cemitérios do município, deixando o poder público omisso da obrigação.

A solução viável seria, então, segundo os vereadores, uma decisão definitiva: o poder público retoma a obrigação de cuidar dos cemitérios ou regulariza a posse para a Igreja Católica.

Em tempo – Com relação ao assunto, outro fato no Estado chamou a atenção. Uma monografia de conclusão de curso, produzida por uma estudante de Imperatriz, vai virar projeto de lei municipal. O autor da iniciativa é um vereador que atenderá ao pleito do deputado João Batista (PP), inspirado no trabalho monográfico da aluna Alessandra Silva Oliveira.

A monografia aborda a falta de legislação específica para a administração de cemitérios em várias cidades do Maranhão. Com o tema “Cemitério. Afinal de contas de que forma as cidades do Maranhão estão a administrar os seus cemitérios?”, a estudante de imperatrizense aprofundou sua pesquisa no cemitério "Parque dos Anjos", em Imperatriz, no qual os sepultamentos são feitos em covas que se transformam, com o tempo, em cacimbas (pequenos poços de água), ocorrendo o processo de "saponificação".

Tudo isso acontece porque o local escolhido para enterrar os mortos está localizado sobre um lençol freático quase na superfície da terra. Segundo o deputado, a falta de leis específicas para cemitérios provoca situações constrangedoras para os familiares dos mortos que têm a infelicidade de sepultar um ente querido e depois de dois, três ou quatro anos não o encontram porque não há uma organização.


Abril de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
AACAM realiza dois campeonatos por ano. Neste domingo, 25, será o primeiro de 2010.


A Associação Atlética Caxiense de Artes Marciais (AACAM), realizará no próximo domingo, 25, um Campeonato de Artes Marciais em Caxias. O sensei Cícero, professor e proprietário da AACAM, informa que o campeonato acontece, com entrada gratuita, no horário de 8h às 14h, no Ginásio João Castelo.

O sensei, como é chamado o mestre nas artes marciais, acumula 27 anos de experiência profissional educando os caxienses. Ele conta que sua academia já funcionou sem registro por um período – antes pertencida a um amigo – mas atualmente funciona devidamente registrada e afiliada nas Federações Maranhense e Brasileira de Artes Marciais, há cerca de 6 anos.

A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua raiz é vinculada ao deus da guerra greco-romano, Marte. Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes ensinadas pelo deus Marte aos homens.

Sensei Cícero e Jeilson, aluno da AACAM


Segundo o sensei Cícero, as artes marciais seria uma modalidade de esporte que só pode trazer saúde e prosperidade ao ser humano, nunca violência, como diversas pessoas pensam. “Toda pessoa traz uma pessoa boa e uma ruim dentro da gente, então procuramos buscar a pessoa boa, não a ruim. Em benefício da saúde, não da violência”, comenta.

A especialidade da AACAM é o Karatê, uma das tipologias das artes marciais, mas no município, o sensei comenta que existe também academia de jiu-jitsu e vários grupos de capoeira, representando essa arte-esporte, que, inclusive, não estão restritos apenas para adolescentes: “Eu trabalho aqui com criança, adolescente e adulto. O que eu falo pra criança eu falo pra adulto, e o que eu falo pra adulto eu falo pra criança”, explica o sensei Cícero.

As aulas ocorrem nos três turnos: manhã (de 9h às 11h), tarde (das 18h às 20h, período mais movimentado) e noite (das 20h às 21:30h, porém indicado mais para os adultos por causa do tardar da noite).

O Karatê tem toda uma filosofia de obediência do início até o final, além de instigar a coragem, a auto-estima da pessoa. Os alunos são a partir dos 5 anos de idade e não tem idade máxima. O público feminino é atuante, segundo o sensei, são 25 alunos, sendo que 8 representam o público feminino.

“Tenho 35 anos de idade, comecei há pouco mais de um mês. Estou sentindo um pouco de dificuldade na questão de resistência dos ossos pelo fato de começar tarde, mas essa resistência, com o decorrer do tempo, vai aumentando e já estou vendo uma melhora de vida na saúde”, diz Jeilson, servidor público e aluno da AACAM.

O sensei manda um recado para a sociedade: “Eu gostaria que os pais se interessassem mais em trazer as crianças, e os adolescentes, e também, deixo desde já uma mensagem, que os pais e os adultos se interessem mais pelo esporte porque é bom, principalmente desde criança, porque quando chegar na fase adulta os ossos vão continuar fortes”.

Ele diz, ainda que a AACAM realiza dois campeonatos por ano. Portanto, neste domingo, 25, será o primeiro de 2010. Para maiores informações, a sede da AACAM fica localizada na Rua Antônio Pereira Neto, nº 1067, Centro. Telefone para contato: (99) 8844-5100.


Abril de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
“Esse é um bom momento para os caxienses aproveitarem os bons preços que o comércio local vem oferecendo”, diz CDL.


A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL), lançou nesta segunda-feira, 12, uma grande novidade que já está movimentando o comércio caxiense neste ano: a Promoção “Mães e Namorados Sensacionais CDL – Uma campanha de coração”.

A proposta é homenagear as mães e unir o sentimento de afeto que esta data exprime com o Dia dos Namorados (12 de junho), que também é um momento de muito apego e afeição.

A CDL programou dois sorteios. O primeiro, datado para o Dia das Mães, 9 de maio, que será transmitido pela TV Difusora Caxias às 10h, em que serão ofertados três prêmios em dinheiro: um sorteio de R$ 1.000,00, outro de R$ 3.000,00 e, para finalizar, mais um de R$ 6.000,00.

O segundo sorteio está marcado para o dia 14 de junho, após o Dia dos Namorados, na mesma emissora, porém no “Programa Cidade Livre”, a partir das 13h. A premiação será de 3 passagens para os Lençóis Maranhenses, cada uma com direito a acompanhante, hospedagem e passeio.

A campanha, até o momento, conta com a participação de mais de 85 lojas, apoio do SEBRAE, e patrocínio da Ideal Tecidos, Armazém Paraíba, Boutique Verde Lima, Impacto Calçados, Óticas Diniz, EletroNorte, Ideal Construções, Skalla Calçados, Noroeste, Espivitada, Armazém Palmeira e Amorim Arte&Bijou (confira o edital e acompanhe as premiações pelo site oficial: www.cdlcaxiasma.com.br).

COMÉRCIO LOCAL - O presidente da CDL/Caxias, Pedro Amorim, comenta que “esse é um bom momento para os caxienses aproveitarem os ótimos preços e a variedade de produtos que o comércio local vem oferecendo, sem haver necessidade de deslocamento para outros centros urbanos”. A idéia é fazer o dinheiro circular mais no próprio município, melhorando a vida dos cidadãos. As premiações são marcadores do efetivo sucesso deste comércio.


Abril de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
O Serviço Social do Comércio abriu inscrições para preencher vagas. Os interessados tem até 19 de abriu para fazerem as inscrições.


Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Serviço Social do Comércio (SESC). As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 19 de abril. As provas serão aplicadas pela Fundação Sousândrade, previstas para o dia 5 de maio.

O processo seletivo do SESC é para o preenchimento de vagas imediatas e de cadastro de reserva. Os cargos são para nível médio e superior, para as cidades de Caxias, São Luís e Itapecuru Mirim.

“Nós criamos uma expectativa. Sabemos que pela credibilidade que tem a instituição, há um número de pessoas considerável a procurar o seletivo do SESC, até porque a gente sabe da necessidade brasileira de vínculo empregatício”, comenta Dr. Ângelo Couto, gerente do SESC-Caxias.

Para os cargos de nível superior a inscrição é de R$ 55,00,e para o novel médio de R$ 37,00. Em Caxias, estão sendo oferecidas vagas para ambos os níveis, porém a maioria como cadastro de reserva, para cargos de Assistente Educacional e Técnicos Especializados (Arte Educador, Assistente Social, Odontólogo e Pedagogo).

Os interessados podem obter maiores informações nas páginas eletrônicas da Fundação Sousândrade: www.fsadu.org.br ou www.sousandrade.org.br.



Março de 2010.
Matéria publicitária veiculada no Jornal Folha do Leste.
Por Junior Alencar Magrafil.
Este ano o evento conta com grandes novidades, como novo figurino, inclusão de novos atos, participação de crianças da comunidade nas encenações


A população caxiense já se prepara para uma das maiores festas da Semana Santa no Município: A Procissão do Fogaréu. Desde 2004, o evento vem encantando e conquistando mais admiradores da cidade e de outros municípios vizinhos.

A Procissão do Fogaréu é um evento que reúne milhares de pessoas na Quarta-feira Santa, para uma passeata pelas principais ruas e avenidas de Caxias. O evento começa na Praça da Catedral, com apresentação de Jesus no Templo. Em 2010 a expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas acompanhem a procissão.

O Fogaréu é organizado por um grupo de 150 pessoas, que se reúnem todos os dias, desde Janeiro, na Igreja da Catedral para preparar o espetáculo. O evento acontece com a colaboração de empresários e parceiros, sem nenhum incentivo do governo municipal ou estadual.

Este ano o evento conta com grandes novidades, como novo figurino, inclusão de novos atos, participação de crianças da comunidade nas encenações e participação do Coral "Nossa Senhora das Graças", da Igreja da Cohab. Ainda, toda a procissão será transmitida, ao vivo, pela Rádio Tropical FM.

Uma outra novidade é que este ano não haverá apresentação teatral no final da procissão. Na chegada do Santuário Nossa Senhora do Sorriso, o Sargento Idomar, da Polícia Militar, irá proferir o "Toque do Silêncio", com três toques de Clarim.

De acordo com o coordenador da Procissão do Fogaréu, vereador Léo Barata, o Fogaréu ativa o Turismo Religioso no município: "Várias caravanas de Teresina, Aldeias Altas, Codó, Coelho Neto, São João do Sóter, entre outras cidades, vêm à Caxias para prestigiar o evento. Hoje o Fogaréu é a 3º Maior Festa Religiosa do Brasil e Caxias a 5º cidade a realizar o evento", esclarece o coordenador.


Março de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
A medida torna obrigatória a afixação de cartazes de alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes nos estabelecimentos de Caxias.

Devido o evento de diversos casos de pedofilia pelo estado e município, o assunto levantou a preocupação de um vereador caxiense, que propôs para as comissões internas da Câmara Municipal de Caxias um projeto de Lei que torna obrigatória a afixação de cartazes contendo mensagens de alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade.

O vereador Ricardo Marques (PMDB) comenta que, “caso seja aprovada a proposta, a medida atinge os hotéis, motéis, bares, academias de ginástica, clubes sociais, entre outros”.

O peemedebista informa que a realidade no Maranhão também é deprimente e, particularmente em Caxias, a situação talvez seja uma das piores. Dados oficiais divulgados pelo Conselho Tutelar de Caxias mostram que somente no ano passado foram confirmados 28 casos do gênero.

Segundo Waldir de Jesus, presidente do Conselho Tutelar de Caxias, “o número de casos de pedofilia na cidade pode ser ainda maior, tendo em vista que muitos casos não são denunciados. Além disso, a cidade já tem um histórico recente nada agradável no assunto, quando envolveu figurões da sociedade”.

Sobre a articulação de campanhas, o vereador explica: “No fim do ano passado, tivemos no Maranhão uma batalha parlamentar árdua para apurar casos e coibir novas ações dos pedófilos, com atuação de duas CPIs, uma federal e outra estadual. Porém, acreditamos que somente uma luta constante poderá amenizar a situação que se agrava com o passar do tempo”.

Pedofilia é definida, pela Organização Mundial da Saúde, como a ocorrência de práticas sexuais entre um indivíduo maior de 16 anos com uma criança na pré-puberdade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 241, estabelece a pena de detenção de um a quatro anos e multa para quem “fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornografia”.

“Este assunto deve ser debatido constantemente com as crianças e os adolescentes nas escolas, através de atividades em sala de aula, orientação e palestras com profissionais, procurando diminuir os casos desta violência e incentivando a denúncia”, finaliza Ricardo Marques.


Março de 2010.
Matéria veiculada no Jornal Folha do Leste.
top